Vamos compreender primeiro o que são os dois órgãos, Núncio e CNBB!
Um núncio apostólico ou núncio papal é um representante diplomático permanente da Santa Sé - não do Estado da Cidade do Vaticano- que exerce o posto de embaixador. Representa a Santa Sé perante os Estados (e perante algumas organizações internacionais e perante a Igreja local. Costuma ter a dignidade eclesiástica de arcebispo. Normalmente reside na nunciatura apostólica, que goza dos mesmos privilégios e imunidades que uma embaixada.
Nos casos em que não existam relações diplomáticas com as autoridades de um Estado, o representante da Santa Sé perante a Igreja local recebe o nome de delegado apostólico. Nestes casos, normalmente o delegado apostólico não possui nenhum estatuto ou privilégio diplomático. Em muitos países o núncio papal tem precedência protocolar sobre o resto dos embaixadores: é o decano do corpo diplomático.
O atual núncio papal no Brasil é Dom Giovanni d'Aniello nascido em Aversa em 5 de janeiro de 1955 é um arcebispo católico italiano.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é um organismo permanente que reúne os Bispos católicos do Brasil que, conforme o Código de Direito Canônico, "exercem conjuntamente certas funções pastorais em favor dos fiéis do seu território, a fim de promover o maior bem que a Igreja proporciona aos homens, principalmente em formas e modalidades de apostolado devidamente adaptadas às circunstâncias de tempo e lugar, de acordo com o direito" (Cân. 447).
Pertencem à CNBB, pelo próprio direito, todos os Bispos diocesanos do Brasil e os que são a eles equiparados pelo direito, os Bispos coadjutores, os Bispos auxiliares e os outros Bispos titulares que exercem no mesmo território algum encargo especial, confiado pela Sé Apostólica ou pela Conferência dos Bispos. (cf. Cân. 450)
A CNBB foi fundada em 14 de outubro de 1952, no Rio de Janeiro. A transferência da sede para Brasília aconteceu em 1977.
Podemos ver acima que ambos os órgãos são canônicos ou seja aprovados pela santa sé tendo peso de escolhas e decisão, porem um é a própria representação apostólica papal e o outro é um organismo administrativo de gerencia dos bispos brasileiros para caminharem em unidade, mas podemos firmar que; tem que existir a obediência da CNBB ao núncio que é a extensão do próprio Papa próximo a nós, pois a CNBB enquanto organismo pertencente a igreja é menor que o núncio, sendo assim os erros cometidos pela CNBB tem que ser apresentados ao núncio apostólico e se preciso denunciado por nós leigos que temos voz, pois somos Igreja!
Nisso podemos usar de exemplo o Catecismo da Igreja católica para entendermos de forma aplicada essa situação para compreender à quem devemos obediência:
Ex: No paragrafo 2425 do CIC nos diz que: A Igreja tem rejeitado as ideologias totalitárias e atéias associadas, nos tempos modernos, ao "comunismo" ou ao "socialismo". ... os vínculos sociais; sua regulamentação unicamente pela lei do mercado vai contra a justiça social, " pois há muitas necessidades humanas que não podem atendidas pelo mercado" .
Suponhamos que a CNBB esteja ligada ao comunismo, socialismo, progressismo ou marxismo no Brasil e vai contra os preceitos Católicos existentes no Catecismo como lido acima no paragrafo 2425, e em suas campanhas de evangelização tem materiais distribuídos nas paróquias por todo Brasil com o isentivo aos fiéis de descumprir preceitos de nossa fé católica contidos no CIC até mesmo por interesse próprio ou alianças politicas socialista, ela está em erro apostólico e deve ser informado ao núncio, assim nós que somos leigos podemos compreender que os órgãos existentes na igreja são menores que a extensão papal como é o núncio o qual devemos obediência e também prestar conta de erros os quais identificarmos, seja na paróquia, na diocese ou até mesmo na CNBB, assim continuamos vivendo uma hierarquia sem desobediência , pois o LEIGO obedece ao PADRE, O Padre obedece o BISPO, o bispo obedece a CNBB, a cnbb obedece o NÚNCIO, o núncio obedece a SANTA SÉ, sendo assim OBEDIENTES extensão do próprio Cristo por meio do ministério PEDRINO, O QUE NÃO PODEMOS DEIXAR É QUE ERROS ACONTEÇAM E PASSEM IMPUNES POR NÃO SABERMOS O QUE FAZER!
Bom agora você leigo já sabe o que fazer e como se portar, pois sabe a quem deve obediência e não importa qual nível hierárquico você está na Igreja, mas importa sim fazer o certo, espero que tenhas coragem como o apóstolo Pedro de pregar a verdade e denunciar como no evangelho tudo o que nos afasta de Deus!
CONTATOS DA CNBB
Telefone CNBB: (61)-2103-8300 Fax:(61)-2103-8303
E-mail: imprensa@cnbb.org.br
CONTATOS DA NUNCIATURA APOSTÓLICA NO BRASIL
Exmo. e Revmo. DOM GIOVANNI D'ANIELLO, Arcebispo Titular de Paestum (n: 05/01/1955; eleito Bispo: 15/12/2001; ordenação episcopal: 06/01/2002), nomeado Núncio Apostólico no Brasil em 10 de fevereiro de 2012.
Endereço: SES - Av. das Nações - Qd. 801 - Lt. 01/ 70401-900 – Brasília – DF
Caixa Postal: 3383 - 70059-970
Telefone: (61) 3223-0794 ou 3223-0916
Fax: (61) 3224-9365
E-mail: nunapost@solar.com.br
Caixa Postal: 3383 - 70059-970
Telefone: (61) 3223-0794 ou 3223-0916
Fax: (61) 3224-9365
E-mail: nunapost@solar.com.br
Chicão Lino Fraternidade Coração Missionário de Maria
Nenhum comentário:
Postar um comentário