quinta-feira, 9 de março de 2017

Ano Mariano, 2017 é o ano de novos Santos.




Salve Imaculada amado irmão e irmã, que a graça de Deus venha sobre vossa leitura pelo poder do Espírito Santo.

Neste ano de 2017 a igreja Católica Apostólica Romana no Brasil comemora os 300 anos  do encontro da imagem de Nossa senhora de conceição Aparecida no rio Paraíba, e por isso promove o ano Mariano com o consentimento da igreja de Roma na espera da visita do papa ao Brasil no dia 12 de outubro deste ano na basílica de Aparecida para que o sucessor de Pedro nos abençoe.

Também neste ano de 2017 comemoramos os 100 anos da aparição de nossa senhora de Fátima em Portugal no dia 13 de maio, o qual muitos são devotos também aqui no Brasil. 

Diante dessa graça de termos um ano Mariano totalmente dedicado a Mãe de Jesus no Brasil venho vos fazer  duas (2) perguntas..! 

Você se acha um autêntico filho de Maria?
Maria é para você um quadro ou um espelho?

Vamos lá, as respostas parecem ser obvias e fáceis, onde na primeira resposta podemos dizer: Sim sou filho de Maria! mas na segunda talvez fiquemos em dúvida e infelizmente é isso que tem confundido muitos Cristãos e levado eles a viverem até mesmo o chamado "RELATIVISMO RELIGIOSO" esse relativismo é para nós perigoso, pois pode ser caminho de inferno, condenação para qualquer um de nós se não tomarmos cuidado!

Diante da Primeira pergunta a igreja nos apresenta em quanto verdade de fé o seguinte, se somos Cristão Batizados e assumimos nossa fé, automaticamente nos declaramos filhos de Maria, pois Ela é declarada Mãe da Igreja como vemos no seguinte dogma da Maternidade Divina  que se refere a Virgem Maria que é verdadeira Mãe de Deus. Foi solenemente definido pelo Concílio de Éfeso (431 d.C.). Algum tempo depois, foi proclamado por outros Concílios universais, o de Calcedônia e os de Constantinopla.

O Concílio de Éfeso, do ano 431, sendo Papa São Clementino I (422-432) definiu:

“Se alguém não confessar que o Emanuel (Cristo) é verdadeiramente Deus, e que portanto, a Santíssima Virgem é Mãe de Deus, porque pariu segundo a carne ao Verbo de Deus feito carne, seja anátema.” (anátema = excomungado)

O Concílio Vaticano II faz referência ao dogma da seguinte maneira: “Desde os tempos mais remotos, a Bem-Aventurada Virgem é honrada com o título de Mãe de Deus, a cujo amparo os fiéis acodem com suas súplicas em todos os seus perigos e necessidades”. (Constituição Dogmática Lumen Gentium, 66).

Sendo assim compreendemos que somos filhos de Maria e é impossível se dizer Cristão Católico sem assumir isso, pois é para nós verdade de fé!

Partimos agora para resposta da segunda pergunta, Maria é um espelho ou um quadro?
Muitos enxergam Maria como quadro e isso se torna idolatria, pois Maria não tem papel de ser apenas admirada como um quadro no papel da salvação, acima dissemos que Maria  é a Mãe da Igreja correto?Maria sendo a Mãe da igreja, Mãe de Jesus e nossa quer dizer que ela é a mãe da salvação, ai você pode me dizer: Mas só Jesus salva Chicão ! Concordo Plenamente e nunca disse e nem direi ao contrario, mas tem um caminho que nos move a essa salvação, Jesus ao morrer por nós na Cruz cria uma nova oportunidade, onde apaga a mancha do pecado original, para assim todo aquele que nEle for batizado e nEle crer possa buscar essa salvação!

Em Romanos 5,12-15 Paulo nos diz assim "Por isso, como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim a morte passou a todo o gênero humano, porque todos pecaram De fato, até a lei o mal estava no mundo. Mas o mal não é imputado quando não há lei.No entanto, desde Adão até Moisés reinou a morte, mesmo sobre aqueles que não pecaram à imitação da transgressão de Adão (o qual é figura do que havia de vir).Mas, com o dom gratuito, não se dá o mesmo que com a falta. Pois se a falta de um só causou a morte de todos os outros, com muito mais razão o dom de Deus e o benefício da graça obtida por um só homem, Jesus Cristo, foram concedidos copiosamente a todos."

Diante dessa graça podemos alcançar a salvação onde algo precede o fato da salvação assim como precedeu o fato do pecado original, assim vemos no livro de Gênesis onde com seu "NÃO A OBEDIÊNCIA" Eva aceita o pecado, e no evangelho de Lucas Maria com seu "SIM"  acolhe a salvação! 
No livro de Gênesis  3, 13-15 nos é mostrado assim"O Senhor Deus disse à mulher: Porque fizeste isso?” “A serpente enganou-me,– respondeu ela – e eu comi.”Então o Senhor Deus disse à serpente: “Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais e feras dos campos; andarás de rastos sobre o teu ventre e comerás o pó todos os dias de tua vida.Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te esmagará a cabeça, e tu lhe lançará botes ao calcanhar.”

No Evangelho de Lucas 1,31-38  "Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus.Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó,e o seu reino não terá fim.Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem?Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus.Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril,porque a Deus nenhuma coisa é impossível.Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela.", fazendo então essa comparação podemos firmar que Antes do pecado chegar a Adão veio a Eva, antes da salvação chegar a nós passou por Maria que foi o canal escolhido por Deus para nos trazer Jesus, por isso Maria passa a frente, muitos dizem que Maria poderia ter sido qualquer uma, isso é chamar Deus de burro, pois Deus é perfeito e não erra e escolheu quem Ele tinha de melhor para seu plano de salvação, e Maria é a Virgem sem Macula Escolhida por Deus como nos diz o profeta Isaías 700 a.C. "Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco.(Isaías 7,14)

Maria Para nós com sua obediência se torna "ESPELHO" ou seja temos que imita-la o quanto mais, para assim chegarmos a Jesus, se amarmos Maria, automaticamente amamos Jesus Perfeitamente, pois Maria com seu amor de mãe sabe como apresentar-nos ao filho dela, Deus em seu imenso amor por nós quis reverter a situação e assim como o pecado veio ao mundo pela desobediência de uma mulher (EVA) pela obediência de outra Mulher (MARIA) a salvação chegaria até nós!

Maria tem que ser imitada, pois Ela é uma perfeita Cristã, Ela é a seta que nos leva a Jesus plenamente, Ela é quela que diz "Fazei tudo o que ele vos disser" (João 2,5) sempre foi obediente a Deus e neste episódio nas bodas de Caná tomou a frente e disse "Eles não tem mais vinho" (João 2,3) neste momento Maria intercede a Jesus mesmo não sendo a hora dEle se revelar, sabe porque Jesus fez o que Maria pediu? Porque mesmo sendo Deus Ele era submisso a Maria, pois sabia que Ela faz parte do plano de Deus para ser imitada, ai você me pergunta como isso! eu te respondo simplesmente com a palavra de Deus em Lucas 2,42-52 "Tendo ele atingido doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume da festa.Acabados os dias da festa, quando voltavam, ficou o menino Jesus em Jerusalém, sem que os seus pais o percebessem.Pensando que ele estivesse com os seus companheiros de comitiva, andaram caminho de um dia e o buscaram entre os parentes e conhecidos.Mas não o encontrando, voltaram a Jerusalém, à procura dele.Três dias depois o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os.Todos os que o ouviam estavam maravilhados da sabedoria de suas respostas.Quando eles o viram, ficaram admirados. E sua mãe disse-lhe: Meu filho, que nos fizeste?! Eis que teu pai e eu andávamos à tua procura, cheios de aflição.Respondeu-lhes ele: Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai?Eles, porém, não compreenderam o que ele lhes dissera. (ATENÇÃONESTE TRECHO)Em seguida, desceu com eles a Nazaré e lhes era submisso. Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração.E Jesus crescia em estatura, em sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens. Jesus foi submisso a Maria e assim como Ela obediente, pois Ele é o primeiro a respeitar e cumprir os mandamentos da lei de Deus onde no 4º (quarto) mandamento nos diz (HONRAR PAI E MÃE) assim Jesus o fez, nossa igreja não é órfã ela tem Pai e Mãe e assim como Jesus foi moldado por Maria para ser o Santo dos Santos nós também devemos ser!  

Sejamos imitadores de Maria, para assim vivermos em santidade, Maria viveu ao lado de Jesus 33 anos do inicio ao fim da vida de seu filho, foi o ultimo presente de Deus deixado para nós na cruz pelos lábios de Jesus " Eis ai a tua Mãe" (João 19,27) disse Jesus a todos os  povos entregando Ela ao discípulo amado, se somos filhos de Maria e queremos imita-la temos que viver em santidade, assim não mais podendo viver em relativismo religioso onde dizemos amar nossa senhora, mas não a imitamos! Eis que chega para nós o tempo de sermos fiéis ao projeto de Deus e buscar a total santidade como Maria viveu, ou seja inteiramente para Deus, para povoar o céu, enfrentando todo mau com coragem, garra e determinação para se cumprir o "sim" que Ela deu! Lutemos então para abandonar a vida velha, o homem velho, os vícios que destroem nossa alma nos impedindo de ir ao céu, renunciemos o pecado, busquemos viver e ser igreja como Maria foi, santa, casta e pura que nosso SIM seja o SIM de Maria!

Bom assim encerro esse texto vos desejando que sejas um verdadeiro Cristão NESTE ANO DE 2017 se espelhando em Maria, pois Ela é ESPELHO DE SANTIDADE, HUMILDADE E OBEDIÊNCIA PARA NÓS, E QUEM NOS DIZ É A PRÓPRIA PALAVRA DE DEUS "! AMÉM!

(Por Chicão Lino, Fundador da Fraternidade Coração Missionário de Maria)

"Nós somos da Imaculada"   www.coracaomissionario.com.br













quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

O perigo de se tornar um cristão da linha standard


Quando eu trabalhava em uma indústria de móveis, havia uma linha de produtos a serem vendidos e aqueles mais básicos, com menor qualidade em matéria prima eram chamados de Standard (uma palavra mais pomposa para falar “básico”, “padrão” e etc.). Uma chapa de aço ao chegar na indústria não escolhia ser da linha standard ou de outra melhor, essa escolha é feita pelo responsável pela produção.

Infelizmente no nosso mundo, que é uma fábrica de cristãos, temos visto muitos cristãos da linha standard, mas ao contrário do caso dos móveis a escolha nesse caso é do próprio cristão que quer ser aquilo que o saudoso padre Léo chamava de “cristão light”.

Compartilho com vocês as palavras do sacerdote exorcista, Frei Elias Vella (O.F.M. Conv), a respeito dessa situação... diz ele: 

“Moisés encarregado por Deus de conduzir o povo de Israel do Egito para a Terra Prometida, durante a viagem, que teve a duração de quarenta anos, encontrou diversos oásis [...] em tais ocasiões, Deus sugerira a Moisés a que parasse para o povo descansar.

Descansar no oásis é muito prazeroso! Mas após o descanso chegava a nova ordem ‘Enrolar as tendas e recomeçar a caminhada” e o povo de Israel, a esta ordem, muitas vezes se rebelou. Hoje na nossa vida acontece a mesma coisa. Queremos ficar para sempre no oásis. Os israelitas pensavam: “ O Egito já está longe; por que enfrentar todo esse afã para chegar na Terra Prometida? Aqui estamos bem por que sair novamente e recomeçar a caminhada que com certeza trará novas provações? Ficamos aqui, temos o necessário para vivermos tranquilos!

Muitas vezes nós cristãos, fazemos o mesmo discurso e escolhemos viver para sempre no oásis. O cálculo é simples: ‘tento evitar os pecados graves, se caio, corro imediatamente a me confessar; tento participar da Missa cada domingo; e confesso com frequência e me esforço para fazer o bem. Isto é suficiente para me salvar! Por que recomeçar a caminhada?’ e dessa forma ficamos parado para sempre, Atenção!” (Trecho do livro Cura do Mal e Libertação do Maligno)

Termino lembrando meu querido São Francisco de Assis, que após realizar isolado no monte a quaresma de São Miguel Arcanjo, volta para seus irmãos todo fraco, debilitado e sem forças, mas com um semblante de pura felicidade por ter encontrado o Senhor e diz: Deus pode ser chamado por muitos nomes, mas hoje descobri um novo que é O NUNCA BASTANTE. Sim Deus é o nunca bastante, seu amor por nós nunca será o bastante e continuará nos amando com toda intensidade pela eternidade, mas também é nunca bastante naquilo que damos a Ele o Senhor sempre vai querer mais de nós!

Moral da história:
Ser cristão light, linha standart, modelo padrão não é opção...
Para Deus meu tudo ou então que eu não seja nada!
Nós nascemos para a Terra Prometida, a Nova Jerusalém! Para que parar em um pobre oásis?
Faça a diferença!


Abraço fraterno
Danilo Mangaba de Camargo
Fraternidade Coração Missionário de Maria